Quando ela vem estou longe do computador e agora......
O que posso dizer então no dia de hoje, meu Querido Pai Ogum:
Ogum é um orixá guerreiro diz a lenda que Ogum trabalhava com ferro e metais fabricava sua própias armas de combate ele vivia com Oya sua esposa ,antes de ser esposa de Xango,um belo dia Ogum deu a Oya uma vara de ferro igual a que ele tinha ,vara esta cujo o poder era de transformar os homens em sete partes e as mulheres em nove partes caso se tocassem em uma briga.
Ogum por ser um oríxá guerreiro e muito trabalhor auxilia a quem esta desempregado,e tambem é chamado para atender os que se encontram aflitos por algum embate na vida que tenha que vencer.
Ogum é um Orixá de estrema importancia nos cultos por ser dono do Obé(faca),sem a proteção e licença de Ogum os rituas não acontecem dentro do ilê.
É o segundo orixá a ser saudado no culto.
Na nação cabinda cultuamos:
Ogum Avagã este tem sua moradia na rua junto com Bará lodê.
Ogum Onirê
Ogum Adiolá
Ogum Olobedé
Os filhos de Ogum podem ser um pouco arrogântes e do tipo o dono da verdade , mas tambem são trabalhadores e prestativos ,não costumam se prender em bens materiais e roupas finas.
Cor: vermelho e verde
dia da semana: quinta-feira
saudação: Ogunhê patakorê!
( fonte Magda Gonçalves)
Pode ser assim???? è o que estou pensando agora e pensei o dia todo, não podia estar lá para saudá-lo por motivos de força maior e só das mulheres!
Mas então aqui está minha homenagem e sentimento e bem forte! Salve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário